ACE e DAZN encerram Calcio, a principal rede de streaming ilegal de desporto em Itália com mais de 120 milhões de visitas anuais

ACE e DAZN encerram Calcio, a principal rede de streaming ilegal de desporto em Itália com mais de 120 milhões de visitas anuais

 

Lisboa, 8 de setembro de 2025 – A Alliance for Creativity and Entertainment (ACE), a maior organização mundial de combate à pirataria, em colaboração com a DAZN, principal plataforma global de entretenimento desportivo, encerrou com sucesso o Calcio, um site ilegal de transmissão de desporto em direto, após uma investigação conjunta. O operador, sediado na Moldávia, aceitou cessar operações após ser contactado.

O Calcio registou mais de 123 milhões de visitas nos últimos 12 meses, em 134 domínios diferentes. Só em Itália, ultrapassava os 6 milhões de visitas mensais, tornando-se o site de streaming desportivo ilegal mais popular do país.

A plataforma dava acesso não autorizado a conteúdos desportivos premium, incluindo as principais ligas europeias de futebol (Premier League, LALIGA, Bundesliga, Serie A e Ligue 1); competições UEFA (Champions League, Europa League e Conference League); competições internacionais como o FIFA World Cup e o UEFA European Cup; ligas de basquetebol, incluindo a NBA; desportos motorizados como a Formula 1 e o MotoGP; ténis, entre outros.

Ed McCarthy, Chief Operating Officer do DAZN Group, afirmou: “Encerrar operações ilegais como o Calcio é fundamental para proteger os adeptos, salvaguardar empregos e preservar o valor e a integridade do desporto em direto. A ação decisiva da ACE e da DAZN em remover este site impediu mais danos ao ecossistema desportivo.”

Cerca de 80% do tráfego provinha de Itália, com percentagens mais pequenas provenientes de Espanha, Estados Unidos, Alemanha e França.

“A pirataria diminui o valor comercial de uma transmissão desportiva muito antes do apito final, prejudicando broadcasters, competições e adeptos”, disse Larissa Knapp, Executive Vice President e Chief Content Protection Officer da Motion Picture Association (MPA). “Com o arranque da época do futebol italiano, felicito a equipa pela remoção atempada desta operação de grande dimensão.”

Todos os domínios associados ao Calcio foram transferidos para a ACE e redirecionam agora para o site oficial Watch Legally.

Related News